Inauguração

HU/Furg inaugura nova brinquedoteca

Espaço traz referências ao ecossistema marinho pintadas à mão e garante mais alegria para crianças internadas no hospital

Crédito: Jô Folha - DP - O espaço fica dentro da ala pediátrica do hospital

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (HU/Furg), as paredes da brinquedoteca ganharam vida e deram espaço para as mais diversas paisagens e animais típicos da região rio-grandina, do fundo do mar aos banhados do Taim. O espaço, que fica dentro da ala pediátrica do hospital, foi revitalizado e inaugurado na quinta-feira (5).

A reforma, conforme explica a chefe da unidade da criança e do adolescente, Ana Paula Olmedo, foi resultado de um esforço coletivo dos colaboradores diante da versão antiga do espaço. "As paredes eram lisas, tinha muito brinquedo quebrado e faltando peças. Agora tudo que tem está seguro. Também escolhemos brinquedos que façam fisioterapia respiratória lúdica, então temos flautinha, bolhinha de sabão, catavento", comenta.

Leões marinhos, capivaras, baleias e tartarugas são alguns dos animais que estampam as paredes do novo espaço de brincadeiras. A responsável pela arte pintada manualmente é a assistente administrativa do hospital, Mariana Lucas, que também é artista visual por formação e se voluntariou para fazer as mudanças. "Sabia que podia transformar o ambiente através das tintas. Vi essa necessidade de modificar as coisas e tentei unir tudo que fosse possível na questão da arteterapia, da informação e da educação ambiental", observa.

Importância da ludicidade
O impacto de um espaço personalizado para as brincadeiras das crianças internadas no hospital é percebido pelas equipes no dia a dia. "É estressante o ambiente e toda a situação. A brinquedoteca, para eles, é uma maravilha. A gente vai no quarto e eles já tão contando o horário para abrir a brinquedoteca", conta a enfermeira pediátrica, Luana Pinto. No HU/Furg, são 20 leitos disponíveis para crianças de até 11 anos e 11 meses. Segundo a chefe do setor, a gurizada se diverte no local. "Todas as crianças se encantam. Tem criança que não quer ir embora, é impressionante", conta Ana Paula.

Para utilizar o espaço, serão permitidas apenas três crianças por vez, sempre acompanhadas de responsáveis. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, até às 16h45min, para garantir a higienização adequada do espaço. Para divertir os pequenos fora desses horários, a equipe também adaptou uma brinquedoteca itinerante. "A gente pegou um carrinho de supermercado, enfeitou ele e encheu de brinquedos. Tem livrinhos, jogos, para que toda criança possa brincar", conta Ana Paula.

Educação ambiental
Além dos brinquedos comuns, o espaço também tem o objetivo de ensinar as crianças sobre o meio ambiente. Através de parceria com o Complexo de Museus da Furg, foi organizado um "museuzinho" com acervo de 20 conchas. Já com auxílio do Laboratório Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (Arise), também da Furg, foram produzidos, em 3D, brinquedos personalizados de animais do ecossistema local, como capivaras, jubartes, botos e outros. A união com os projetos Centro de Convívio dos Meninos do Mar (Ccmar) e Ritmo do Mar também garantiu o conteúdo e as iniciativas adequadas para incorporar a temática ambiental e científica nas interações lúdicas com as crianças.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pedidos de adoção ao Canil Municipal podem ser feitos online Anterior

Pedidos de adoção ao Canil Municipal podem ser feitos online

Pelotas contará com três Unidades Básicas de Atendimento Imediato Próximo

Pelotas contará com três Unidades Básicas de Atendimento Imediato

Deixe seu comentário